Dicas escolher Imóvel comercial
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19/05/2020 por Noruega

Dicas escolher Imóvel comercial

Dicas escolher Imóvel comercial

Imóvel comercial saiba como escolher sem errar

 

Escolher um imóvel comercial é uma tarefa tão complexa quanto escolher um novo lar, afinal a decisão terá grande impacto no negócio podendo significar o sucesso ou fracasso da empresa.

Decidir onde a empresa será instalada demanda responsabilidade e análise minuciosa de detalhes. No mercado, não faltam opções de imóveis comerciais, mas é preciso estar atento para ver qual delas irá atender as necessidades do empreendimento. Por isso é importante ser objetivo e saber que pontos analisar quando for visitar os imóveis, mas mais do que isso é necessário examinar alguns critérios antes das visitas para não se perder tempo com frustações por não ter se atentado anteriormente a alguns detalhes.

Estar no lugar certo é uma vantagem que vale ouro para qualquer negócio, quando se fala em imóvel comercial é de praxe pensar na localização, ainda assim existe vários aspectos a serem analisados em relação a esse critério e nem sempre todos os aspectos são analisados profundamente, é importante que se esteja atento a esse critério sabendo explorar corretamente a localização do imóvel.

Analise a localização do imóvel em detalhes:

Visibilidade

O imóvel é fácil de ser identificado e avistado? É necessário pensar nisso sobre várias óticas, afinal a visibilidade é diferente para quem acessa o local a pé, de ônibus e de carro, procure simular e pensar sobre esses três perfis que circularão nos entornos do imóvel. Fique atento a obstáculos que podem ofuscar a visibilidade de sua fachada, banquinhas, fiação elétrica, outdoors , pontos de ônibus. Os pontos de ônibus por exemplo , podem ser positivos ou negativos para o imóvel, podem prejudicar a visibilidade de uma vitrine devido a aglomeração de pessoas como também podem contribuir nas vendas, no caso do imóvel oferecer itens de conveniência como lanches e cafés.

O recomendado é optar por imóveis que tenham o mesmo nível de rua sem recuos, no caso de lojas em shopping é ideal priorizar pontos próximos a entradas, escadas e banheiros.

Analise se o tipo de produto ou serviço que irá oferecer atende os critérios de visibilidade do imóvel analisado, a visibilidade vai nortear o momento de compra do seu cliente, podendo ser:

  • Compra por impulso
  • Compra por conveniência
  • Destino: Cliente se desloca só para ir até o estabelecimento
  • Passagem: Cliente passa a pé ou de carro e decide comprar

Compras por impulso e conveniência demandam maior visibilidade, agora se você pretende instalar algum escritório para atender clientes a visibilidade não é tão relevante uma vez que o cliente possivelmente irá se deslocar até o estabelecimento de acordo com a demanda.

 

Perfil de público da região

Cada negócio possui seu público específico, por isso você deve saber esse perfil antes de iniciar a busca pelo imóvel. Saber responder às perguntas: Pra quem quero vender? Quem são meus clientes? E onde meus possíveis clientes estão? Ajudam a eliminar algumas regiões e canalizam melhor os esforços no momento da busca pelo imóvel comercial ideal.

Busque regiões que concentrem seu público e que tenham alto fluxo de pessoas.

 

Fluxo de pessoas, aumenta a chance de vendas

Posicione-se onde as pessoas estão e transitam. Antes de escolher onde se instalar observe os entornos da região, se existem instalações que geram tráfego de pessoas.

Estabelecimentos como supermercados, shoppings, bancos, faculdades, escolas entre outros acabam atraindo fluxo de pessoas para o lugar auxiliando a impulsionar as vendas indiretamente. Também procure observar para onde os ônibus direcionam o fluxo de pessoas, muitas vezes eles seguem o fluxo da rua direcionando assim o movimento dos pedestres.

Acessibilidade: Como o cliente chega até você

Depois de analisado a visibilidade, outro aspecto a ser considerado que anda em paralelo a isso é a acessibilidade, afinal de nada adianta ser visto se é difícil chegar ao local.

Pontos instalados em vias-rápidas, sem estacionamento torna-se complicado para ver o comércio e estiver de carro. Verifique se há ruas paralelas com possibilidade de parar o carro, ou se existem estacionamentos próximos, uma parceria pode ser proposta para reduzir os gastos do cliente que deseja visitar o local.

Uma boa dica também é visitar o local em horário alternados ou verificar no google os horários de maior fluxo da região. Vale se informar sobre a ocorrência de feirinhas de comércio nas proximidades, isso pode prejudicar não só a visibilidade como também a acessibilidade. Fujir de locais afastados, com praças e rua mal iluminadas podem causar insegurança afastando possíveis clientes.

 

 

Potencial da região, analise e investigue

Analisar o bairro e seu perfil ajuda a perceber o potencial do estabelecimento no momento da busca e também futuramente, existem pesquisas e dados que contém o perfil do público de cada bairro , incluindo inclusive a faixa salarial de quem reside próximo a região.

Analisar se existem empreendimentos a serem construídos ou projetos de urbanização podem ajudar ou atrapalhar o negócio no futuro. Prefeituras e secretarias de planejamento costumam disponibilizar pesquisas e revelar possíveis projetos urbanos como, asfaltamento de ruas, viadutos e passarelas.

 

Conheça seus vizinhos, analise sua futura vizinhança

Analise se o estabelecimento que deseja instalar é compatível com o que a região oferece, por exemplo se uma determinada rua concentra restaurantes e lanchonetes, instalar uma oficina ou loja de moto pode não ser compatível ainda que a região tenha um bom fluxo de pessoas. Muitas vezes regiões comerciais possuem estabelecimento e serviços que se complementam, proporcionando às pessoas resolver tarefas semelhantes com praticidade e rapidez. Por exemplo uma lavanderia instalada ao lado de uma loja de costura tem mais sinergia do que se a lavanderia estivesse perto de um açougue por exemplo. Por isso analise o perfil da região, o que ela oferece e se o estabelecimento desejado tem chances de atuar bem no local pretendido, quanto mais próximo estiver de estabelecimentos compatíveis maiores são as chances de atrair clientes.

 

Analise a concorrência

Olhar seus vizinhos implica em analisar a concorrência. Mas nem sempre fugir ou evitar concorrentes é um caminho viável.

Procure pensar se estar perto de um competidor é algo a ser evitado ou tirado proveito.

Serviços e produtos que proporcionam comparação rápida por exemplo podem ser uma boa pedida se competir preços com o vizinho for algo viável , afinal é natural que a pesquisa de preço seja feita pelos frequentadores da região .Se for o caso de uma compra mais especifica e programada convém analisar o concorrente mais a fundo e pensar se a região comporta mais de um estabelecimento com mesmo perfil.

Outra dica é analisar também seus concorrentes indiretos, ou seja aqueles que não oferecem o mesmo produto e serviço mas que podem “roubar” sua demanda de clientes.Por exemplo lojas de chocolate e de perfume costumam ser buscadas pelas pessoas, pois oferecem opções de presentes competindo pelo cliente de forma indireta.

 

Valor do imóvel

Analisado os vários aspectos que envolvem a escolha de um imóvel comercial, um fator óbvio, mas de extrema importância é pensar no valor, e quando dizemos valor diz respeito não só as despesas mensais mais também ao investimento que será feito como um todo. Considere todos os gastos que serão feitos, reformas, adaptações de estrutura, manutenção, sistemas de segurança. Além do mais anotar na ponta do lápis gastos previstos de água, luz e condomínio ajudam a ter mais segurança se a escolha pretendida cabe no orçamento.

 

Trabalho de campo, investigativo.

Um bom trabalho de campo é o ideal, passeie no entorno da região, converse com comerciantes locais, observe o cenário não só na rua do estabelecimento como no entorno. Simule acesso ao local, vá de ônibus , de carro e a pé para analisar como seria estar na pele do possível cliente. Estude com calma e objetividade o local, para então agendar a visita e ver se o imóvel atende de fato a todos os quesitos necessários para uma escolha assertiva e de sucesso.

Contar com um bom corretor de imóveis e com uma empresa especializada em ajudar clientes a encontrarem o imóvel ideal é de grande importância, principalmente se estiver começando a se aventurar com empreendedorismo.

Não hesite em pedir ajuda e dicas à profissionais experientes, a Imobiliária Noruega possui uma equipe pronta para auxiliar nessa busca , conheça nossas opções para imóveis comerciais, ficamos à disposição para auxiliar no que precisar.

 

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