Tipos de iluminação para cada ambiente
Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

27/04/2020 por Noruega

Tipos de iluminação para cada ambiente

Tipos de iluminação para cada ambiente

A luz tem papel fundamental na forma em que vivemos, ela nos permite, ver, apreciar, e observar em detalhes o que está ao nosso redor, seja ela artificial ou natural ela transforma ambiente e é de extrema importância no nosso dia-dia .

Planejar ambientes não envolve apenas a escolha dos móveis e das peças de decoração, a iluminação é um ponto estratégico a ser considerado. Uma boa iluminação além de valorizar o ambiente e realçar a decoração, ajuda a criar uma atmosfera aconchegante, transmitindo sensações, uma escolha equivocada pode desvalorizar o ambiente e ainda causar incomodo aos frequentadores. Por conta disso, muitos preferem contratar arquitetos e decoradores para elaboração de um projeto luminotécnico, nesse tipo de projeto, é analisada a função de cada cômodo e como as pessoas se relacionam com eles, é estudado a lâmpada ideal, o tipo de luz necessária ao ambiente e o posicionamento correto das luzes , o objetivo desse estudo é proporcionar funcionalidade, beleza e economia.

Uma iluminação eficiente e bem elaborada trabalha em favor da decoração, cria cenários, ressalta elementos, setoriza ambientes, define áreas de circulação, destaca objetos ou detalhes como papeis de parede, revestimento, entre outros detalhes.

Existes diversas lâmpadas e tipos de luz que ajudam a criar o efeito desejado, o ideal é compreender os tipos e funções de cada uma para acertar no projeto. Antes de mais nada é necessário compreender a finalidade principal do ambiente e as sensações que se deseja ter, tradicionalmente, é comum instalar as luminárias no centro do ambiente e não utilizar mais nenhum complemento ou efeito, porém muitas vezes o ambiente precisa de maior suporte para iluminação e fazer o tradicional não é o bastante para se atingir o resultado desejado.

Tipos de luz e efeitos de iluminação ao ambiente

Luz de iluminação direta

Como o próprio nome diz, a luz incide diretamente sobre determinado ponto. É utilizada para dar destaque, sendo indicada para ambientes de escritório ou salas de leitura.

Esse efeito de luz costuma ser feito através de abajures , luminárias , pendentes ou spots.

Não se recomenda direcionar a luz direta em superfícies brilhantes, como espelhos ou mármores.

Luz de iluminação indireta

Esse tipo de iluminação é indicado para quartos, pois proporcionam ao ambiente um clima mais intimista e aconchegante. Seu funcionamento é simples os pontos de luz do ambiente usam o teto ou a parede como refletores tornando a iluminação mais difusa, o resultado é uma iluminação mais suave.

Iluminação difusa

Esse tipo de iluminação visa distribuir uniformemente a luz no ambiente, costuma ser utilizada em salas, quartos e banheiros, porém por ser uma iluminação versátil e confortável pode ser aplicada em qualquer ambiente. Luminárias de acrílico ou em vidros leitosos garantem que a luz se espalhe sem causar grandes sombras, por isso elas costumam ser utilizadas nesse tipo de projeto, pois causam uma iluminação bem homogênea.

Iluminação de orientação

Muito utilizada em escadas, corretores amplos e jardins, essa iluminação promove circulação confortável aos frequentadores do local, contribui para evitar acidentes e valorizam o ambiente. Como sua função é bem objetiva , recomenda-se que as lâmpadas utilizadas fiquem embutidas e de preferência não aqueçam ou esquentem rapidamente.

Iluminação de destaque

Todos têm um objeto de decoração, móvel ou um cantinho da casa que gosta mais, a função desse tipo de iluminação é destacar o que se deseja. A luz pode valorizar um móvel, um revestimento de parede, um quadro ou até mesmo um item de decoração. Para esse efeito na decoração são utilizados os spots direcionados.

Iluminação de tarefa

São luzes direcionadas para tarefas especificas do dia-dia, visando proporcionar maior conforto visual. Recomenda-se essa iluminação para tarefas que exijam luz, como leituras, atividades gastronômicas ou que utilizem o computador. Geralmente utilizam-se lâmpadas de LED para atender essas funções, o ideal é que essas luzes não produzam sombras que atrapalhem as tarefas, por isso a colocação dessas luzes deve ser bem analisada antes da instalação.

Iluminação para áreas externas

Nos jardins, piscinas ou áreas gourmet, recomenda-se criar uma atmosfera aconchegante que destaque o ambiente e proporcione segurança. Geralmente a iluminação nesses locais  costuma ser embutida e ter o tom âmbar.

Outra dica importante é pensar no tom da iluminação, alguns ambientes ficam melhores em cores frias enquanto que outros pedem luzes quentes. Apesar de não existirem regras cozinhas, escritórios, lavanderias e banheiros pedem cores frias. Salas de estar, ou de jantar e quartos ficam mais aconchegantes com luzes quentes em tons amarelados.

Pensar na quantidade de luz que o ambiente recebe também é importante, um quarto com muita luz dificilmente irá criar uma atmosfera agradável e propícia ao descanso, o mesmo ocorre com o escritório com pouca iluminação, que pode contribuir para o relaxamento do corpo.

Ambientes corporativos devem ser projetados para proporcionar conforto e garantir a produtividade do colaborador, assim como dormitórios devem ser projetados visando descanso e relaxamento, portanto a quantidade de luz que deverá ser utilizada em cada ambiente é diferente.

Ninguém melhor do que você para saber suas preferências de estilo e decoração, por isso busque referências, pesquise projetos já feitos salve aqueles interessantes e veja se há um padrão de estilo nas suas preferências, o ideal é pesquisar bastante antes de ir as compras ou solicitar a instalação do projeto.  Ainda assim, se ao final ainda tiver dúvidas não hesite em pedir a ajuda de profissionais, como arquitetos e projetistas elétricos, pois isso faz toda a diferença. Além do domínio técnico, eles têm experiência no assunto e podem trabalhar em um projeto de iluminação personalizado que atenda todas as suas expectativas.

Categorias:
Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x