Dia mundial da água - Saiba como economizar
Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

22/03/2020 por Noruega

Dia mundial da água - Saiba como economizar

Dia mundial da água - Saiba como economizar

Hoje dia 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água, a data decretada pela ONU (Organização das nações Unidas), visa gerar consciência sobre a importância desse recurso.

O consumo consciente de água é a base para um futuro sustentável, muitos se esquecem de que a água é um recurso natural finito e que a escassez desse recurso impacta no meio ambiente, na saúde, na agricultura, no comércio e diversas outras áreas. Praticar o consumo consciente é assumir a responsabilidade pelo uso desse recurso, repensando suas formas de utilização e contribuindo para a melhora do nosso planeta. Todos somos responsáveis por zelar pelo lugar que moramos e cada gota economizada faz uma enorme diferença, quer ver?

Gasto de água para tomar banho

Uma ducha de 15 minutos gasta em média 135 litros de água, em um mês são 4050 litros, em um ano são 48600 litros gastos apenas para tomar banho.

 

Gasto de água para escovar os dentes

Uma simples atividade de escovar os dentes por 5 minutos com a torneira levemente aberta consome 12 litros de água, considerando que escovamos os dentes em casa pelo menos três vezes ao dia, gastamos 1080 litros num mês, em um ano o consumo chega a 12960 litros.

 

 

 

Gasto de água lavar a louça

Lavar a louça por dez minutos com a torneira aberta consome 117 litros, se considerarmos apenas a louça do almoço e janta, o gasto por dia é de 234 litros, por mês são 7020 litros e em um ano 84240 litros gastos apenas para lavar a louça.

 

Gasto de água para descarga

O simples ato de acionar a válvula da descarga também assusta, cada acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água, sabendo que cada pessoa utiliza o banheiro 6 vezes ao dia em média, temos portanto um gasto de 60 litros por dia, mensalmente esses gastos chegam a 1800 litros e em um ano 21600 litros são gastos.

 

 

Quanto uma pessoa consome de água por dia?

Segundo dados da ONU calcula-se que uma pessoa precisa em média de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de higiene e consumo, no Brasil estima-se que sejam gastos 200 litros de água por pessoa, em algumas regiões como o estado do Rio de Janeiro, o gasto médio por dia chega a 250 litros por pessoa, mais do que o dobro necessário.

 

 

A água é fundamental para o funcionamento da vida. Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas. Todas as nossas atividades diárias demandam direta ou indiretamente do uso da água, as máquinas, as indústrias, a agropecuária, a produção de alimentos são alguns exemplos que utilizam desse recurso para funcionarem.

Não espere períodos de estiagem ou racionamento chegarem para adotar medidas simples que contribuem na economia e preservação desse recurso, comece agora a fazer a diferença, veja algumas dicas simples:

 

Ao tomar banho

Se ensaboar com a torneira fechada, reduzindo o tempo de água corrente por 5 minutos gera uma economia de 90 litros por banho, em um mês são poupados 2700 litros, em um ano a economia chega a 32400 litros.

Ao escovar os dentes

Mantendo a torneira fechada ao escovar os dentes e enxaguando a boca com um copo de água é possível economizar 11,5 litros sempre que fizer a higiene bucal. Essa atitude simples economiza por dia 34,5 Litros  de água. Em um mês 1035 litros são poupados, em um ano a economia é de 12420 litros.

 

Ao acionar a descarga

Evite acionar a válvula por muito tempo sem necessidade, se possível opte por vasos sanitários que utilizam consumo reduzido, muitos modelos possuem 2 opções de acionamento, de acordo com o tipo de dejeto dispensado. O simples fato de reduzir o tempo de acionamento da descarga pode economizar de 4 à 8 litros por vez, proporcionando uma  economia de 720 litros em um mês e 8640 litros por ano.

 

Ao lavar a louça

Organize antecipadamente o que precisa ser lavado , deixe de molho as louças com sujeiras mais resistentes e sempre ensaboe a louça com a torneira fechada. Essas medidas simples pouparão por dia cerca de 190 litros de água, em um mês são 5820 litros poupados e em um ano a economia chega 69840 litros.

 

Vale ressaltar que todas essas ações além de contribuirem para o planeta, irão contribuir no seu bolso também, uma vez que, gastos com água e energia elétrica também irão diminuir com essas medidas, ou seja todos saem ganhando.

Essas foram algumas das medidas simples que todos podemos adotar ao tomarmos consciência de que somos responsáveis e que podemos contribuir e fazer a diferença, basta mudar alguns hábitos cotidianos para contribuir para o meio ambiente e o planeta em que vivemos, comece agora a fazer sua parte.

Categorias:
Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x