Como valorizar um imóvel?
Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

24/02/2020 por Noruega

Como valorizar um imóvel?

Como valorizar um imóvel?

Precificar imóveis pode parecer uma tarefa simples, mas é mais complicada do que parece, o fato é que nos últimos anos essa tarefa se tornou ainda mais complexa, isso por que primeiramente passamos por uma valorização intensa de imóveis, e logo em seguida tivemos a crise econômica, os preços estagnaram e o mercado imobiliário esfriou , agora estamos prestes a aquecer o mercado novamente devido à queda da taxa SELIC, que já comentamos aqui (ver post Taxa SELIC caiu ) o momento parece estar mais favorável para compra e venda. De acordo com a CBIC, as vendas de imóveis residenciais devem aumentar em média de 10% a 15%.

Corretores de imóveis precisam estar atentos para identificar e interpretar os itens que constituem e impactam a valorização dos imóveis, por isso precificar corretamente um imóvel é um grande desafio, além dos fatores econômicos existem outros fatores que influenciam diretamente na valorização de um imóvel. Por isso se você está pensando em comprar ou vender seu imóvel acompanhe aqui outros fatores que influenciam na valorização do imóvel.

É essencial analisar a questão financeira e conferir com atenção o contrato e suas peculiaridades para escolher a melhor opção, precisamos verificar o que valoriza o imóvel e em quanto tempo essa valorização irá ocorrer, afinal das contas coisas que valorizam com o tempo e demonstram potencial acabam muitas vezes justificando o preço do investimento. O mercado imobiliário é um investimento rentável e a cada ano o metro quadrado do país vem sendo valorizado. Se atentar ao valor do metro quadrado parece óbvio, entretanto existem fatores que podem ajudar na valorização .


 

Fatores que valorizam o imóvel

- LOCALIZAÇÃO

Este é um dos fatores mais determinantes na precificação, você pode fazer uma pesquisa rápida e comparar imóveis de perfis parecidos em bairros diferentes e ver o quanto isso impacta no valor final do imóvel. Nas grandes cidades locais mais próximos ao centro são mais valorizados enquanto que quanto mais afastado, menor será o preço do metro quadrado.

Ainda sim existem bairros que independem da sua proximidade com o centro e são mais valorizados em relação aos demais, são os chamados bairros nobres, esses bairros geralmente possuem boa infraestrutura, com unidades de empreendimentos visados e de alto-padrão. É o que ocorre em certos pontos do bairro Ecoville em Curitiba, mesmo sendo distante do centro o bairro possui uma características e empreendimento que atraem o público por isso o metro quadrado nessa região também é mais valorizado. A localização do imóvel muitas vezes é um aspecto decisivo na hora de investir ou vender um imóvel, ele impacta diretamente no valor da venda. Imóveis em localidades desprivilegiadas, com pouca infraestrutura, dificuldade de acesso , carência de atendimento de serviços básico como água, esgoto, gás, saneamento básico por exemplo contribuem para depreciação do bem. Existe ainda a questão da criminalidade, regiões com baixas taxas de roubos e crimes colaboram para a valorização do imóvel, e hoje em dia segurança é quesito muito buscado pelas pessoas.


 


 

- ESTRUTURA

A estrutura do imóvel é muito importante para a valorização, o valor do condomínio e o que ele oferece tem grande impacto no preço de uma residência , os famosos condomínios clube tem atraído a atenção de muitas pessoas uma vez que o tempo de lazer está cada mais escasso, empreendimentos que oferecem essa comodidade e facilidade de acesso, acabam tendo vantagem em relação aos demais, mas nem tudo está perdido, até por que existem pessoas que não consideram isso como critério decisório para escolha do imóvel, existem perfis e perfis.

Agora, a estrutura do imóvel em si impacta fortemente na decisão do interessado, a quantidade de cômodos, se possui ou não garagem, o tamanho dos cômodos e do imóvel, o andar, se tem elevador, a acessibilidade no condomínio e no apartamento, são detalhes que fazem a diferença e são muito observados.


 

- ACABAMENTO

Sabemos que uma das partes mais caras da construção é o acabamento, por isso é comum esses itens serem economizados ou serem usado itens de segunda categoria na construção do imóvel, empreendimentos com acabamentos de primeira costumam ser mais caros, além de possuírem maior qualidade, duram mais, acarretando em menos gastos e preocupação com manutenção, por conta disso impactam na avaliação do imóvel.


 


 

- FACILIDADES

Com o dia-dia cada vez mais corrido e com cada vez menos tempo sobrando, ter facilidades próximas que otimizem tempo para realização das demandas é um grande diferencial, contar com estabelecimentos comerciais e serviços a poucos minutos de casa pesa em muito na escolha do imóvel. Hoje em dia com o Google Maps qualquer pessoa pode fazer um levantamento próximo do que tem na região analisando as vantagens e benefícios que o local oferece.

Devemos levar em consideração as características da localização do imóvel, facilidade de locomoção, pontos de ônibus, rua bem asfaltada, iluminação, proximidade a locais úteis como bancos, lanchonete, supermercados, padarias, escolas, hospitais, praças, ciclovias, academias e shopping costumam ser itens atrativos que influenciam no valor do imóvel.


 

- VISTA

A vista é capaz de influenciar e muito na valorização do imóvel , empreendimentos novos costumam cobrar valores mais caros para apartamentos de frente do que os de fundo, andares mais altos também elevam o preço. Um mesmo prédio pode praticar valores diferentes para apartamentos iguais devido ao quesito da vista que o imóvel proporciona.


 


 


 

- DOCUMENTAÇÃO

É comum só lembrar dessa etapa no momento errado, geralmente após colocar o imóvel para à venda ou no momento da compra é que essas questões vêm à tona. Muitos compradores deixam de fazer propostas ao se depararem com uma propriedade com problemas na papelada, por isso estar com tudo regularizado, organizado e em dia é fundamental.

O imóvel precisa estar em dia com taxas e impostos, as contas de luz, água, gás e condomínios devem estar regularizadas. É interessante emitir a matrícula atualizada do imóvel para adiantar o processo de venda, emitir certidões negativas da Receita Federal e do INSS transmitem segurança e confiança. Pendencias como partilha de herança ou inventários podem prejudicar o processo.


 

- OFERTA E DEMANDA

Quando ocorre alta procura por um bem esse preço aumenta, se ocorre muita oferta o preço cai, dessa forma conseguimos entender por que certos imóveis valorizam com o tempo. Grandes empreendimentos costumam impactar no valor do imóvel, se uma universidade for começar a ser construída próximo a um imóvel , a procura pela região irá aumentar consequentemente haverá aumento de preço.

- CONSERVAÇÃO

Imóveis bem conservados, enchem os olhos dos interessados, imóveis que precisam de grandes reformas ou reparos costuma desanimar compradores potenciais , sem contar que essas modificações geram custas e necessitam tempo .

Problemas hidráulicos, vazamentos, infiltrações, problemas elétricos, falta de pintura, materiais em mal estado como portas, janelas ou problemas estruturais como rachaduras, desencorajam a compra. Imóveis bem conservados, aptos para morar e serem utilizados possuem maior vantagens e chances de negócio.


 

- PERSONALIZAÇÃO

Um imóvel mais adequado às expectativas pessoais e às necessidades das pessoas, costuma empolgar mais os moradores, principalmente em casos de aluguel. Imóveis planejados, com personalizações neutras , apostar em elementos sóbrios, cores discretas , otimizações de espaço e ambientação contribuem para valorização do imóvel.

 

- ECONOMIA GERAL

A realidade econômica do país em um determinado período também interfere no mercado imobiliário, como já explicamos as taxas de juros, facilidades de financiamento, questões políticas refletem no mercado imobiliário direta ou indiretamente.


 

São várias questões que influenciam na valorização do imóvel , sendo necessário ter conhecimento, ser criterioso, e ficar atento a vários fatores externos, a necessidade de ter uma imobiliária confiável e corretores aptos a ver oportunidades ajudando a realizar boas escolhas se faz fundamental no processo de compra ou venda.

Conte com a Noruega para fazer um bom negócio , seja para anunciar seu imóvel ou encontrar um novo lar estamos aptos para atendê-los com profissionais capacitados e prontos para te ajudar.


 

Anuncie conosco

https://www.imobiliarianoruega.com.br/Anuncie-Conosco

Procure seu imóvel ideal

Comprar : https://www.imobiliarianoruega.com.br/Comprar

Alugar: https://www.imobiliarianoruega.com.br/Alugar


 

Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x