Taxa SELIC caiu, veja as vantagens
Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

11/02/2020 por Noruega

Taxa SELIC caiu, veja as vantagens

Taxa SELIC caiu, veja as vantagens
  • O que é taxa SELIC?

O termo SELIC é uma sigla que significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia, ela é um sistema do Banco Central (http://www.bcb.gov.br/pt-br#!/home) que registra todas as operações dos títulos escriturais do Tesouro Nacional, ela é considerada a taxa básica de juros da economia brasileira. Ou seja, a taxa Selic influencia todas as outras taxas de juros cobradas no Brasil.

A taxa Selic é o parâmetro utilizado pelos bancos para determinar a taxa de juros dos empréstimos diários que eles fazem uns aos outros, essa taxa caiu para 4,5% e é a mais baixa da história, esse corte na taxa foi feito como estimulo para aumentar o consumo e movimentar a economia do país. Conseguir empréstimos, por exemplo está mais atrativo que anteriormente, o endividamento de empresas também cai por que os juros diminuem e assim elas são capazes de se desenvolver mais.

Quando a Selic está alta, ela encarece e dificulta a distribuição de crédito pessoal e financiamentos, os juros praticados pelos cartões de crédito aumentam, diminuindo o número de compras parceladas. Uma SELIC baixa faz exatamente o oposto.

 

  • Mas por que tem pessoas insatisfeitas com a queda da SELIC?

Apesar do cenário ser positivo de um lado, para os investidores essa redução implica em um menor rendimento em seus investimentos de renda fixa (como por exemplo, tesouro nacional, LCI, CDB ) e principalmente a caderneta de poupança. Basicamente manter o dinheiro na caderneta de poupança continua rendendo, mas ele não acompanha o índice de inflação, o dinheiro que você deixa na poupança rende, mas rende abaixo da inflação. Novas formas de investir se tornam necessárias e rentáveis, uma vez que os rendimentos de renda fixa não vão acompanhar a inflação.

Para você compreender em números, nos últimos 12 meses até janeiro, a caderneta rendeu 4,14%. Com a queda da SELIC para 4,25% ao ano, o retorno anual da poupança passa a ser de 2,98%. Simplificando, é como se você comprasse um refrigerante por exemplo, hoje custando a dez reais e resolvesse deixar esse mesmo valor investido em renda fixa por um ano, aplicando na poupança ele renderia 13, mas após um ano o refrigerante custaria 15 reais devido a inflação.

 

  • Reflexo da SELIC no mercado imobiliário

 

Índices praticados por essa taxa refletem diretamente na economia brasileira, índices baixos aquecem a economia, incentivam consumo, quitação de dívidas e financiamento. Sendo você investidor de imóveis, alguém quer queira trocar de casa, alguém endividado, ou com pagante de financiamento, a queda da SELIC é extremamente favorável.

É importante que você compreenda que financiamento de imóveis e Selic andam juntas durante a negociação de um novo imóvel, isso por que quanto maior é a SELIC maior o custo do financiamento, com a taxa Selic em baixa ocorre aumento de acesso ao crédito para o mercado imobiliário e os financiamentos se tornam mais atrativos com juros menores.

A queda da Selic e as mudanças no sistema de financiamento brasileiro incentivam a compra e a construção de imóveis no país, essa queda nada mais é do que uma estratégia do governo para aquecer o setor de construção e habitação, o que deixa o momento bem mais favorável para quem pretende comprar um imóvel. Quem já está em contrato com financiamento pode aproveitar o momento para renegociar ou estudar um outro banco que ofereça mais benefícios no financiamento.

Algumas pessoas podem estudar a possibilidade de trocar o aluguel pelo financiamento da casa própria uma vez que os juros estarão menores e o financiamento está mais atrativo.

O clima também está favorável para o setor de construção civil uma vez que clientes com rendimentos maiores do que os de programas sociais podem conseguir financiamentos com taxas melhores.

Se você é investidor, deseja comprar seu primeiro imóvel, trocar de apartamento, esse é o momento de tirar proveito dessa situação, a SELIC é a mais baixa já registrada na história, aproveite esse empurrãozinho estratégico do governo e faça o seu dinheiro valorizar com a aquisição de imóveis.

Conte com nossa equipe para auxiliar a encontrar o imóvel com investimento ideal, confira nosso estoque, ou agende uma visita e converse com nossos corretores, estamos prontos para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x