Diferença entre kitnet, loft, studio e flat
Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

10/01/2020 por Noruega

Diferença entre kitnet, loft, studio e flat

Diferença entre kitnet, loft, studio e flat

Existem muitas opções de imóveis disponíveis no mercado para vender e alugar, essas opções vão muito além de casas e apartamentos e é muito comum desconhecermos as diferenças e peculiaridades de cada um.

Imóveis compactos

As mudanças do zoneamento urbano e o crescimento cada vez mais rápido das grandes cidades e polos urbanos, ocasionou uma escassez de espaços livres, surgindo então, uma necessidade de construtoras, engenheiros e o mercado imobiliário no geral se adaptarem ao novo cenário, buscando alternativas diferenciadas e funcionais para melhor utilizar esses espaços.

Nesse contexto surgiram projetos e perfis de imóveis mais compactos e com maior aproveitamento de ambiente, tudo isso com o objetivo de se adequar à essa nova demanda de mercado.

Imóveis compactos são uma grande tendência, especialmente nas grandes cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, graças a sua localização, praticidade e otimização de espaço, eles têm surgido com grande força no mercado atraindo um novo perfil de consumidor, o aparecimento desse perfil de imóvel, trouxe com ele nomenclaturas e termos que nem sempre estamos habituados ou temos profundo conhecimento.

Loft, Flat, Studio e Kitnet: Entenda melhor cada um deles

Geralmente durante a busca do imóvel ideal é comum surgirem dúvidas entre algumas das classificações; um dos questionamentos mais frequentes é sobre qual a diferença entre loft, flat, studio e kitnet. Dessa maneira, se faz fundamental compreender a diferença entre esses imóveis, para que se possa fazer uma análise adequada sobre qual das opções melhor se adapta ao perfil e necessidade do consumidor.

 

                      — O que é um loft?

O conceito de loft é único e para entendermos sua nomenclatura e o que representa temos que voltar um pouco no tempo; a ideia de Loft surgiu no século XII inicialmente em espaços rurais, celeiros, mezaninos, eram comuns esses espaços se tornarem por muitas vezes o local de moradia de funcionários de fazendas, e apenas mais adiante, na década de 50 na França é que surgiram os primeiros lofts urbanos como conhecemos dias atuais. Mas foi em Nova York que esse perfil de imóvel conquistou o mercado, ganhando mais força e popularidade.

A partir da reciclagem de antigos edifícios comerciais eles passaram a ser morada de vários cidadãos urbanos e é bem provável que você tenha visto vários lofts em seriados e filmes americanos ainda que não soubesse que se tratava de um loft. A série Queer Eye disponível no Netflix tem como cenário um lindo soft. Talvez, a partir de agora você atente mais o seu olhar e perceba que geralmente quando esse perfil de imóvel é mostrado nos filmes e seriados, ele possui elementos industriais atrelados, às vezes um concreto aparente, tubulações, escadas externas, todos elementos que carregam e demostram sua origem e história. É compreensível que com todas essas características peculiares, o loft acabou se tornando queridinho e cada vez mais exclusivo ao longo do tempo.

Por toda sua história e particularidades, esse tipo de imóvel é associado a um estilo mais moderno e descolado de viver.

Mas se aparentemente a origem do loft está relacionada a galpões , celeiros, antigos frigoríficos e fábricas como ele pode ter ganhado tanta relevância e caído no bom gosto de arquitetos e decoradores?


 

qual-a-diferenca-entre-loft-studio-kitnet-flat-entenda
 

  • Características do loft

Umas das caraterísticas mais marcantes do loft é a planta livre, sem paredes divisórias (com exceção do banheiro)que proporciona espaços totalmente integrados, a presença de grandes janelões com grande incidência de luz natural e o pé direito alto(geralmente duplo)que proporciona sensação de liberdade e amplitude. Por ter a característica de pé direito alto é comum a instalação de mezaninos, para geralmente acomodar dormitórios ou suítes. Outra característica que o diferencia é sua amplitude, devido sua origem os lofts tem como característica marcante possuir áreas maiores que 50m² .

Materiais rústicos como ferro, tijolos, concreto, instalações aparentes e madeira rústica fazem dele um tipo de imóvel muito buscado e desejado por pessoas apreciadoras de arte, dessa formas imóveis desse padrão foram ao longo do tempo se tornando mais difíceis de se encontrar.

Se antigamente eles eram de certa forma menosprezados, a evolução das construções, crescimentos das cidades, e a própria mudança pela busca de padrão de moradia, fez com que essa modalidade de imóvel ficasse cada vez mais difícil de ser encontrada.

Devido a essa escassez de mercado com o passar dos anos, ocorreu uma grande valorização do metro quadrado desse tipo de imóvel, prova disso, é a supervalorização ocorrida nos lofs em Nova York ; atualmente quem quiser adquirir esse tipo de imóvel deverá ter que desembolsar a quantia mínima de 1 milhão de dólares.

Em suma é importante ressaltar que devido à dificuldade em se encontrar esse imóvel disponível, é comum o mercado imobiliário praticar um valor de metro quadrado diferente para essa modalidade de imóvel, se esse for seu objetivo, saiba que o investimento para obter um loft possui essa desvantagem tendendo a ter um valor mais elevado que as demais modalidades de imóvel.

Agora que você conheceu mais sobre o Loft você deve estar se perguntando, um loft pode então ser uma kitnet?


 

                      —​ O que é uma kitnet ?

Enquanto que o loft é um espaço inspirado em galpões antigos, a kitnet já deriva de um apartamento tradicional, de apenas um cômodo, o nome Kitnet deriva do inglês que significa “cozinha pequena”, aí já conseguimos perceber um dos seus diferenciais em relação aos demais.

A metragem de uma Kitnet costuma ser menor variando habitualmente entre 20 m² à 40 m², aqui no Brasil elas são bem mais populares e são imóveis mais fáceis de serem encontrados, especialmente em grandes cidades.


 

qual-a-diferenca-entre-loft-studio-kitnet-flat-entenda

Sua estrutura é mais simples, em geral são menos requintadas e valorizadas em relação a outras propriedades pequenas, frequentemente elas são formadas por quarto, banheiro, sala e uma cozinha reduzida integrada a sala, muitas vezes ao estilo americano ou com apenas uma bancada para dividir os ambientes. Esse tipo de imóvel é muito buscado por pessoas que moram sozinhas, estudantes e casais no início de relacionamento, engana-se quem pensa que por possuírem uma estrutura simples elas são menos visadas, a praticidade desse imóvel atrelada ao fato de geralmente estarem localizadas em regiões centrais fizeram com que ela se tornasse objeto de busca de várias pessoas. Uma das vantagens desse tipo de empreendimento é o custo, kitnets costumam ter preços mais atrativos e acessíveis, sem mencionar também que o aluguel e os impostos também têm custo mais baixo devido a sua metragem. Por ter uma estrutura compacta deve-se levar em consideração se os móveis que se almeja colocar no espaço funcionam bem nesse tipo de ambiente e se o lugar comporta a toda quantidade de coisas pessoais, afinal o espaço ali é limitado, consequentemente também ganha-se uma vantagem nas limpezas e arrumações que se tornam muito mais rápidas de serem executadas. Há também a modalidade de studio muito popular em países do exterior, essa modalidade às vezes também se confunde com kitnets principalmente por conta do tamanho.


 

                      —​ O que é um apartamento studio?

Basicamente ele é derivado do loft, pois seu conceito surgiu a partir dele. Studios costumam ter áreas inferiores a 50m² , também são acompanhados de pé direito alto, acima do padrão normal de apartamentos(assim como os lofts). Porém ele possui mais delimitações que o loft em que a planta é aberta, geralmente os quartos são delimitados por paredes e a sala e cozinha são conjugadas através de cozinhas americanas, muitos deles possuem varanda e permitem aos moradores personalizar e adaptar a planta do empreendimento.

O que mais o diferencia das outras comodidades são o fato de que studios sempre serem acompanhados de uma boa infra-estrutura de serviços e lazer, por conta disso o público desse imóvel é majoritariamente composto de pessoas solteiras, universitárias e jovens de classe média e média alta, isso por que empreendimentos que oferecem estrutura de serviços e adaptação de planta acabam elevando o preço do imóvel em relação aos demais como a kitnet por exemplo.

qual-a-diferenca-entre-loft-studio-kitnet-flat-entenda

 

Vale lembrar que os serviços de cafeteria, lavanderia, são oferecidos, porém cobrados a parte. Áreas de lazer mais comuns oferecidas pelos Studios são: saunas, piscinas, salas de ginástica, cozinhas gourmet, escritórios, mini cinemas e tudo isso sem custo adicional, porém vale ressaltar que todas essas opções acabam sim tendo um custo embutido que deve ser levado em consideração. Isso por que apesar de todas essas comodidades empolgarem os mais jovens, elas acabam encarecendo os custos fixos do imóvel, taxas de condomínio costumam ser bem mais elevadas por isso devem ser estudadas antes de qualquer decisão definitiva.

Outro tipo de imóvel que possui vantagens e oferece diversas opções são os Flats.

                      —​ O que é um apartamento tipo flat?

O flat também é usualmente conhecido e chamado de apart-hotel, e o que o diferencia dos demais são a quantidade de serviços disponibilizados, basicamente é como se você morasse em um hotel, serviços de recepção, lanchonete, lavanderia, segurança e limpeza do seu apartamento são oferecidas e já estão inclusas na taxa de condomínio, ou seja, utilizando ou não, os custos dessas disponibilidades serão cobrados mensalmente. Diante disso fica mais compreensível e nítido que o custo da taxa de condomínio em flats é muito mais elevado que qualquer outra modalidade, pois você paga diversos serviços exclusivos e diferenciados.


 

qual-a-diferenca-entre-loft-studio-kitnet-flat-entenda

Em relação a sua estrutura um prédio de flats podem comportar diversas marcações de cômodos, bem diferentes de apartamentos que seguem um mesmo padrão de estrutura de planta, o flat pode ser cada um de um jeito diferente, eles podem ter cozinha separada, mas no geral são estruturas compactas com padrão arquitetônico extremamente urbano, dinâmico e moderno. É o tipo de imóvel para aqueles que não param muito em casa, não tem muito tempo livre, querem praticidade e não podem executar tarefas comuns de rotina de uma casa por conta da vida corrida, ele também atende bem pessoas que não pretendem se fixar na cidade por muito tempo ou que não querem fixar moradia. Executivos, desenvolvedores de projeto entre outros profissionais, costumam morar nesse tipo de imóvel, pois para determinados perfis é relevante contar com essa estrutura de serviços. Flats costumam ser mais alugados, embora não seja tão comum, eles podem sim ser adquiridos para moradia permanente. Se todos esses serviços não são relevantes para seu estilo de vida, ou não te atraem tanto assim, ou se você dispõe de tempo para executar tarefas domésticas de rotina e acredita que todos esses serviços não sejam cruciais para o estilo de vida que almeja, talvez não seja tão vantajoso arcar com os custos da taxa de condomínio de um flat , cabendo estudar outras possibilidades.


 

Cada imóvel possui vantagens e perfis que os diferenciam, portanto cabe analisar racionalmente o que melhor se encaixa no seu orçamento, perfil e estilo de vida.

Esperamos ter contribuído e esclarecido as dúvidas e diferenças sobre flat, kitnet, loft e studio.

Ficou interessado em adquirir ou alugar algum desses tipos de imóvel?

Conte conosco para auxiliá-lo nessa busca e confira nosso estoque, no site:

https://www.imobiliarianoruega.com.br/


 

Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x