Como avaliar a incidência solar do imóvel
Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

08/11/2019 por Noruega

Como avaliar a incidência solar do imóvel

Como avaliar a incidência solar do imóvel

 

Ter um apartamento que receba sol de forma adequado  pode valorizar seu imóvel até 10% mais, além de trazer um grande benefício, como evitar mofos, unidades e traz um maior conforto térmico. No Brasil, a face mais valorizada é a norte porque recebe maior incidência de raios solares do que as outras, mas claro que isso depende do lugar em que você vai morar. É sempre bom conhecer a cidade antes, se for um lugar muito quente ter o sol constantemente em seu imóvel não é algo agradável já que a temperatura irá aumentar . Ou seja, quanto mais ao sul do Brasil você estiver, o melhor é optar pela face norte.  A grande vantagem é percebida no inverno. Período onde os raios solares incidem em um ângulo mais agudo em relação à superfície da Terra e assim acabam garantindo que o sol ilumine o imóvel quase o dia todo.

Por isso sempre preste atenção nesses pontos:

                — Informe-se sobre o calor do local no verão

Como já dito antes, quanto mais ao sul do Brasil, melhor é optar pela face norte. Porém é sempre necessário pesquisar sobre a cidade antes de fechar qualquer negócio. Um exemplo é Blumenau, uma cidade do sul localizada em Santa Catarina. Muitas pessoas imaginam que no sul do Brasil é inverno o ano inteiro, porém é um erro e vale lembrar que vivemos em um país tropical. Em Blumenau, durante o verão, a cidade costuma registrar temperaturas mais altas que passam dos 30° graus sem muita dificuldade. Um apartamento com uma incidência solar constante em temperaturas elevadas pode se transformar em um pesadelo, pois além de criar uma "sauna" também criar prejuízos para móveis, pisos,plantas e para si próprio.

                —Posicionamento das janelas

Uma das partes mais importantes para se verificar. Você pode ter conseguido comprar seu imóvel na posição certa e na localização perfeita, mas de nada irá ajudar se tiver uma janela pequena ou que tenha poucos pontos para a iluminação entrar.  É sempre necessário avaliar o tamanho das janelas e a quantidades de janelas em um cômodo, veja se estão em uma posição estratégica para a entrada da claridade em seu imóvel.

                —Face Norte

Não é sempre que a face norte vai ser a com melhor incidência solar, é realmente necessário verificar diversos fatores. Pode ser que o imóvel não foi bem planejado, isso pode tornar a temperatura interna insuportável.

                —Saiba em quais períodos o sol incide em cada cômodo da casa

Verifique o horário em que os cômodos recebem a luz do sol, visto que alguns ambientes necessitam mais que outros. Um exemplo seria a sala, é um cômodo que precisa de mais luz do que os quartos.

Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x