Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

28/08/2018 por Noruega

COMO SER UM ÓTIMO SÍNDICO - DEVERES E OBRIGAÇÕES

COMO SER UM ÓTIMO SÍNDICO - DEVERES E OBRIGAÇÕES

Compete ao síndico:

  • Convocar a assembléia dos condôminos;
  • Representar ativa e passivamente o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
  • Dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
  • Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;
  • Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;
  • Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
  • Cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;
  • Prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;
  • Realizar o seguro da edificação.

Sua nomeação é feita através de eleição, onde os demais condôminos votam em quem considerarem apto para a função. Uma vez eleito, o síndico tem o dever de administrar o condomínio, executar as deliberações da assembléia, orientar o trabalho dos funcionários, fiscalizar o condomínio e opor-se a qualquer dos co-proprietários na realização de atos contrários às regras. Sempre procurando implementar e priorizar a política da boa vizinhança em prol de uma convivência pacífica, civilizada e democrática.

Por isso é fundamental que o síndico conheça todos os tributos federais, estaduais e municipais aplicados nos condomínios, visto que passa a ter a obrigação de manter a ordem, com respeito e procurando estar aberto às sugestões, dúvidas ou reclamações dos demais condôminos. O que exige muita paciência e profissionalismo.

Representa ativa e passivamente o condomínio em juízo, praticando atos necessários à defesa dos interesses comuns de todos e também é o responsável por toda a documentação envolvendo o condomínio.

Outro dever do síndico é ser um mediador e facilitador na comunicação envolvendo as questões condominiais, ajudando na resolução de conflitos e demais problemas.

A nomeação do síndico tem validade de 02 (dois) anos, todavia, nos termos do artigo 1.347 do Código Civil o síndico pode ser reeleito, estando ciente de eventual limitação de reeleições que deverá ser estabelecida na convenção do condomínio. Na ausência desta limitação, entende-se que o síndico pode ser reeleito quantas vezes a assembléia geral decidir.

O síndico também pode transferir a outra pessoa, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembléia, salvo disposição em contrário da convenção.

Na falta de candidatos para exercer a função, poderá a assembléia investir em outra pessoa, no lugar do síndico, com poderes de representação, pois, de acordo com o Código Civil, o síndico pode ou não ser condômino, abrindo a alternativa de se contratar profissionais qualificados que se dedicam a este tipo de prestação de serviço.

Caso exista falta de interesse ou disponibilidade dos condôminos do seu condomínio ou, até mesmo, falta de experiência para exercer tal função, entre em contato com a Noruega Gestão de Condomínios e contrate nosso serviço de Síndico Profissional ou solicite uma consultoria especializada para orientá-lo e vamos juntos rumo à excelência!

Fonte: Jusbrasil
Noruega Condomínios 

 

Imprimir

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x