Cadastre-se para salvar seus imóveis
Preencha seu e-mail para ter acesso aos seus imóveis favoritos
Cadastrar
E-mail cadastrado com sucesso!
Inicio Blog da Noruega

BLOG DA NORUEGA

20/09/2018 por Noruega

6 IDÉIAS PARA ECONOMIZAR E DEIXAR SEU CONDOMÍNIO MAIS SUSTENTÁVEL

6 IDÉIAS PARA ECONOMIZAR E DEIXAR SEU CONDOMÍNIO MAIS SUSTENTÁVEL

1. Instale painéis solares
A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável. Durante o funcionamento de um painel fotovoltaico não são emitidos gases poluentes, e, em comparação com a energia hidráulica, são requeridas áreas bem menores. Para regiões ensolaradas, esse tipo de instalação é viável. Outra vantagem é que os painéis solares podem ser instalados em condomínios sustentáveis. Entretanto, a desvantagem mais frequentemente apontada é o alto custo de implantação e a baixa eficiência do processo, que varia de 15% a 25%. Outra desvantagem é o impacto socioambiental causado pela matéria-prima mais usada para compor as células fotovoltaicas: o silício.

2. Revitalize espaços
Alguns moradores sentem falta de uma área que realmente proporcione interação social, um ambiente de aprendizado para as crianças ou simplesmente um espaço tranquilo e agradável para passar o tempo livre.
As áreas coletivas dos condomínios podem ser utilizadas para a instalação de hortas, meliponários e cisternas, podem ser utilizadas para a realização de atividades como yoga, brincadeiras infantis, oficinas oferecidas voluntariamente pelos moradores, feiras de trocas, entre outras.

3. Instale cisternas
A captação de água de chuva e reúso da água da piscina e/ou de aparelhos de ar-condicionado em condomínios são alternativas sustentáveis e pode proporcionar uma economia de quase 50% no consumo de água. Isso porque a água captada pela cisterna pode ser utilizada para limpeza de áreas comuns, irrigação de jardins, descargas de vasos sanitários, lavagem de carros, sistemas decorativos aquáticos, tais como fontes, chafarizes, espelhos e quedas d'água, reserva de proteção contra incêndios, entre outros.

4. Implementa a coleta seletiva
Em condomínios sustentáveis não pode faltar a coleta seletiva. Alguns conjuntos residenciais já tornaram essa prática um padrão, outros, porém, ainda encontram dificuldades para saber como e por onde começar a coleta seletiva. O importante é conscientizar os moradores da importância da separação do lixo e aplicar as mudanças necessárias.

5. Evite desperdícios d’água com relógios
A cada ano que passa, temos menos água doce para o consumo e algumas cidades brasileiras já vêm lidando com a falta desse bem tão precioso. Uma ideia sustentável para reduzir os gastos com água no condomínio é implantar sistemas individuais, fazendo cada morador pagar pelo que consumiu. Relógios controle de consumo d’água são as ferramentas mais comuns para isso. Infelizmente, a maioria dos moradores só começa a se preocupar com banhos muito longos quando a dor chega ao próprio bolso. Essa medida pode ser muito polêmica, mas deve ser tratada em reuniões da assembleia sempre lembrando a todos a importância de cuidar da nossa água potável.

6. Use lâmpadas LED
Elas podem parecer mais caras a princípio, mas a economia que o LED proporciona compensa o gasto inicial. Por ser um tipo de lâmpada com menor consumo energético, essa troca irá reduzir cerca de 60% dos gastos com energia no seu condomínio. O LED também tem maior durabilidade quando comparado com as lâmpadas fluorescentes comuns, durando cerca de cinco anos a mais.

http://www.noruegacondominios.com.br/
41 9 9111-5758


 

Imprimir

1 comentário no artigo "6 IDÉIAS PARA ECONOMIZAR E DEIXAR SEU CONDOMÍNIO MAIS SUSTENTÁVEL"

Emily

Gostei.

Deixe um comentário

Nome:
Email:
Comentar:
Adicionar comentário

Name:
Email:
Subject:
Message:
x